quarta-feira, 30 de março de 2011

Os Gigantes do Interior



Poucas cidades no interior dos estados brasileiros podem se orgulhar de te um time profissional de futebol, dois seria um privilégio. O que dizer então se esses dois clubes fossem campeões estaduais? Sem dúvida é um grande motivo de orgulho para a população local.

Estou falando de Bagé, cidade do interior gaúcho situada a 60 km do Uruguai, lá residem o Grêmio Esportivo Bagé, fundado em 1920 e o Guarany Futebol Clube, fundado em 1907. As duas agremiações fazem parte da história do futebol gaúcho, são clubes vitoriosos e muito fortes no interior do Rio Grande do Sul.

O Grêmio Esportivo Bagé ou apenas Grêmio Bagé ostenta as cores preto e amarelo. Conquistou o seu primeiro e único campeonato gaúcho em 1925, cinco anos após a sua fundação. Essa façanha fez com que os jogadores daquela época ficassem marcados na história do clube como os “Imortais de 25”. A maior goleada do clássico Ba-Gua pertence ao Grêmio Bagé que em 1940 aplicou um sonoro 7 a 0. A bola da partida está guardada até hoje na sede do clube e ganhou o apelido de “Bola 7”.

Com mais de 100 anos o Guarany Futebol Clube ou só Guarany de Bagé, é um dos clubes mais antigos da região sul do país. O orgulho dessa agremiação é o bi-campeonato estadual conquistado em 1920 e 1938, até hoje nenhum outro clube do interior gaúcho conseguiu igualar essa façanha. Outro destaque é o fato do clube ter revelado o ex-lateral da seleção brasileira, Branco, campeão do mundo em 1994.

Como se pode notar parece que o futebol criou fortes raízes em Bagé, porém o atual momento dos dois clubes não é animador, ambos estão na segunda divisão gaúcha e infelizmente esse ano não conseguirão o acesso a primeira divisão gaúcha. Mas independente de divisão, tanto Bagé como Guarany estarão sempre na história do futebol gaúcho como os Gigantes do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário