quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A quarta dimensão do futebol brasileiro

  Muitas pessoas ainda não sabem que dês de 2009 o futebol brasileiro ganhou mais uma divisão, aumentando para 4 o número de “dimensões” existentes. Um dos motivos que levaram à criação de mais um escalão no futebol canarinho foi a quantidade de clubes existentes no Brasil, são vários clubes espalhados de norte a sul do país sem ter o que disputar.
  O Campeonato Brasileiro da série D tem uma forma de disputa bem parecida com o da Copa do Mundo (nas suas devidas proporções), 40 equipes divididas em dez grupos de quatro cada, onde os dois melhores de cada grupo avançam para um mata-mata até sobrarem 4 clubes que serão promovidos para a não menos complexa série C do futebol brasileiro.
  Para entendermos a importância desse campeonato devemos comparar uma equipe da 1ª Divisão com uma da 4ª. Por exemplo, o Grêmio de Porto Alegre disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e está disputando o Campeonato Brasileiro da Série A, além da Copa Sul-Americana, enquanto isso, o América do Rio só disputou até agora o Campeonato Carioca e se não fosse a criação da quarta divisão não disputaria nenhum campeonato até o próximo ano.
  Infelizmente, mesmo melhorando um pouco a situação de alguns clubes, o dinheiro que as equipes arrecadam e o baixo investimento na competição não garantem dias melhores para o setor financeiro dessas agremiações, o que causa um grande número de equipes desistindo da competição.
  A realidade é cruel, muitas equipes ainda têm dificuldade de bancar viagens intermunicipais, imagine, então disputar um campeonato nacional, seria totalmente inviável. Para essa questão a CBF agrupou regionalmente os clubes da 4ª divisão, evitando assim grandes despesas com longas viagens. Mesmo arquitetando um campeonato feito para equipes que passam enormes dificuldades, é necessário ainda muitas melhorias. A falta de visibilidade e de patrocinadores na competição tornam as vantagens da participação no torneio uma verdadeira incógnita.
  Mas não são apenas dificuldades e problemas que encontramos no último escalão do nosso futebol, jogos disputados até o último minuto são frequentes, fazendo com que os jogadores coloquem o coração na ponta da chuteira. Além disso, a 4ª divisão é uma oportunidade para clubes famosos como o Santa Cruz de Pernambuco e o América do Rio darem a volta por cima.
  É verdade que o Campeonato Brasileiro da série D não possui nenhum jogador de destaque e o nível técnico dos clubes também está longe de chamar atenção, entretanto não se pode negar que esses 40 clubes possuem raça, disposição e coragem. Talvez um dia, alguns deles gozem da fama e dos benefícios da elite do futebol, talvez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário